top of page

Entenda a crise de migrantes e refugiados na Europa

  • Foto do escritor: fialhoteodoro1
    fialhoteodoro1
  • 26 de dez. de 2015
  • 2 min de leitura

A crise dos refugiados e migrantes que chegam à Europa criou divisão entre os países europeus sobre a forma de gerir o fluxo de pessoas deslocadas, em sua maioria pessoas que fogem da guerra na Síria.

Além do grande número de refugiados que chegaram na Europa, o uso de novas rotas além do Mediterrâneo levou a União Europeia a convocar uma reunião especial para discutir a crise.


Por que este êxodo?

A situação na Síria, país de origem da maior parte dos refugiados, agravou-se pela ofensiva do grupo jihadista Estado Islâmico e pela longa duração da guerra.

A maioria dos deslocados viaja para a Europa diretamente, em vez de esperar em campos de refugiados lotados nos países vizinhos, explica Melissa Fleming, porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur).

A decisão da Alemanha de não enviar de volta para os países por onde eles entraram na UE os refugiados sírios tem levado muitas pessoas a fazer a viagem.

Além disso, muitos deslocados decidiram fazer a viagem antes que muitas rotas sejam fechadas pela pressão da UE para que Grécia e Itália criem centros de acolhida em seus territórios.

Até agora, ambos os países tendem a "fechar os olhos" e deixam muitos migrantes passar para os Estados vizinhos.

Quantas pessoas chegaram e de ondem procedem?

Desde janeiro, cerca de 330.000 refugiados e migrantes chegaram à Europa depois de atravessar o Mediterrâneo, uma viagem que custou a vida de quase 2.500 pessoas, de acordo com dados do Acnur e Frontex.

A Alemanha prevê receber 800.000 pedidos de asilo em 2015, ou seja, quatro vezes mais do que em 2014 e mais do que qualquer outro país da UE.

De acordo com dados da Eurostat, 185.000 pedidos de asilo foram recebidos no primeiro trimestre de 2015, metade deles feitos por cidadãos do Kosovo, Síria e Afeganistão.

Em 2014 apenas 162 mil pessoas obtiveram asilo na Europa, ao passo que foram analisados 359.000 registros.

Este ano tramitaram cerca de 652.000 pedidos de asilo, 20% dos quais foram apresentadas por cidadãos sírios.

Para onde vão?

Os três destinos mais solicitados pelos migrantes são a Alemanha, a Suécia e o Reino Unido. Mas metade dos pedidos de asilo apresentados no primeiro trimestre de 2015 foram depositados na Alemanha, o que representa 73.000 (40% do total), enquanto a Hungria recebeu 32.000 (18%), Itália 5.000 (8%), França 14.800 (8%), Suécia 11.400 (6%), Áustria 9.700 (5%) e Grã Bretanha 7.300 (4%).


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2015 por TEODORO FIALHO. 

  • Facebook Round
  • Twitter Round
  • YouTube Round
  • Google Round
  • LinkedIn Round
bottom of page